Como os dispositivos de contenção evitam o vazamento em geradores de energia

Os grupos geradores são soluções em geração de energia alternativa, que abastecem e mantêm máquinas em funcionamento, proporcionando mais segurança, estabilidade e até produtividade para diferentes setores em que estão inseridos. É o caso da importância do gerador para a indústria, como explicamos neste blog, ou até mesmo da presença de geradores em prédios residenciais, como abordado neste texto.

Estes equipamentos podem ser movidos a diferentes combustíveis, como é o caso do diesel. Quando se trata de um combustível líquido, é possível que haja vazamentos durante o funcionamento do gerador, e é aí que entra a necessidade de um dispositivo de contenção nos geradores.

O que é um dispositivo de contenção

Os dispositivos de contenção de geradores são formas de evitar que ocorra o vazamento de líquidos que são poluentes e nocivos ao meio ambiente. Geralmente, são bacias de contenção, regulamentadas pelas normas de segurança e controle ambiental, prevenindo que nenhuma substância contamine o solo.

Além disso, com o recolhimento das substâncias, elas acabam podendo ser reaproveitadas de outras formas, já que não são perdidas e absorvidas pela terra. Portanto, de um modo geral, estes dispositivos proporcionam segurança e até economias no uso de geradores.

E por que esses dispositivos são tão importantes?

Com o intuito de garantir a proteção ambiental e também das pessoas envolvidas com o uso de geradores, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) estabeleceu regras para grupos geradores. Entre elas, está a necessidade dos dispositivos de contenção.

Essa preocupação se deu pelo fato de que os combustíveis químicos derramados no meio ambiente acabavam contaminando os lençóis freáticos e acelerando um processo de contaminação. Com isso, hoje, os dispositivos de contenção se tornaram elementos indispensáveis para o funcionamento desses equipamentos.

Vazamento em excesso

Apesar dos vazamentos dos grupos geradores não serem difíceis de acontecer, é preciso atenção se perceber que o vazamento tem se tornado recorrente e em grande quantidade. Caso isso ocorra, pode ser sinal de que algo está desregulado ou estragado no seu gerador, o que exige manutenção.

Realizar manutenções constantes em seu equipamento é essencial para que ele esteja em bom funcionamento. Algumas dicas de como manter seu gerador bem cuidado você pode conferir neste blog

A Leão Energia conta com uma equipe altamente profissional para a realização de manutenção de grupos geradores. Entre em contato e faça um orçamento.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp